Inventada por Thomas Edison, A boneca utilizava um fonógrafo em miniatura para falar e, possivelmente, é a primeira gravação de áudio feita com propósitos comerciais.
Um exemplar da boneca (agora com 123 anos) foi encontrado em 1967 na oficina de Edison em New Jersey (hoje em dia o local é um Parque-Museu Histórico).
Recentemente, um desgastado cilindro de metal foi digitalizado opticamente e restaurado, permitindo a reprodução de um pequeno áudio de 12 segundos com a mais antiga gravação conhecida da voz de uma mulher.Para ser capaz de recuperar a voz dessa boneca, muda há décadas, o curador do Museu de Edison, Jerry Fabris, levou o delicado cilindro aos cientistas Earl Cornell e Carl Haber do Lawrence Berkeley National Laboratory na Califórnia. Os cientistas desenvolveram uma técnica de escaneamento 3D que era capaz de ler os sulcos e protuberâncias do cilindro sem, de fato, tocá-lo fisicamente. O escaneamento 3D foi capaz de ler topograficamente regiões tão finas quanto 1/125 de um fio de cabelo para, depois, juntar e recriar as variações na forma de ondas de áudio.
Pra quem quiser ouvir a voz desafinada da boneca cantado “brilha, brilha estrelinha” aí vai o vídeo.
Pra quem quiser ouvir a voz desafinada da boneca cantado “brilha, brilha estrelinha” aí vai o vídeo.
fonte: arquivos insanos